O teu Palco

bandAlegrebandaAlegre

bandaAlegre são um grupo de jovens de diferentes paróquias das dioceses de Viseu e do Porto que estão relacionados com a Congregação dos Irmãos Maristas, sobretudo através do seu movimento juvenil chamado “MarCha”. Foram-se conhecendo ao longo dos anos nas atividades desse movimento, onde a música sempre teve um papel fundamental, e foram crescendo ao som de várias canções em diversos momentos. Aos poucos foram escrevendo os seus próprios temas, nos quais expressam a sua experiência como jovens que querem ter em Jesus um modelo a seguir e um companheiro de caminho.

São uma banda composta por seis os jovens que se apresentam ao “O Teu Palco” nesta edição do Festival Jota e que confessam ter vários sonhos, mas para eles o único plano é continuar a seguir as pistas que lhes vai deixando Deus, que é também Senhor da sua música.

O nome da banda surge de um episódio na Vida de Marcelino Champagnat, fundador dos Irmãos Maristas, que sempre lhes chamou muito atenção. Quando andavam à procura de um nome, lembraram-se do tal episódio e portanto, bandAlegre recolhe essa realidade e também a intenção de espalhar alegria através da música, de uma maneira cativante, com uma linguagem compreensível. “Tal como Marcelino, queremos falar de Deus como jovens e para jovens”.

banda Nery

Banda Nery

A Banda Nery começou em 2011 na Comunidade do Imaculado Coração de Maria da Paróquia da Sé de Faro, com o impulso da então superiora da Casa das Missionárias da Caridade, a Irmã Maria e com ela um pequeno grupo de adolescentes e jovens das catequeses. Iniciaram-se as aulas de guitarra orientadas por outros jovens com alguns conhecimentos de música. As guitarras e um pequeno coro começaram animar as eucaristias e seguiram-se pequenas apresentações aos pais e amigos e convites para cantar em diversas festividades religiosas e até apresentações em locais públicos. Arriscaram subir mais alto ir mais além e participar num projecto novo e daí o sonho de participar no Festival Jota.

O Grupo de guitarras e coro do ICM adoptou Filipe Nery e Nossa Senhora da Alegria como patronos e como máxima a frase de Santo Agostinho: “Cantar é próprio de quem ama” e que deu o mote a uma das canções da banda Nery.

A banda Nery é assim constituída por alguns dos elementos mais antigos do grupo Filipe Nery e pretende testemunhar o espírito deste Santo, que ficou conhecido como Santo da Alegria que dizia: ”eu prefiro o paraíso, a alegria, o canto, a algazarra e a brincadeira”.

Oyak

Oyak

O grupo Oyak, proveniente da diocese do Algarve é constituído por um padre recentemente ordenado e por leigos que costumam animar a nível musical as celebrações eucarísticas bem como as orações de Taizé, na diocese do Algarve. O grupo formou-se, como grupo musical, por altura do Festival Diocesano da Canção Religiosa, em 2008, pela vontade de participar nesse tão importante festival de música de mensagem. O encontro dos seus elementos deu-se por causa de Taizé, em especial nas orações com cânticos de Taizé que se realizam, há mais de 20 anos, mensalmente na Igreja de São Francisco, em Loulé, e mais recentemente também na igreja de São Pedro do Mar.

Desde essa altura, os laços já criados tornaram-se mais fortes e a música jamais deixou os elementos do grupo indiferentes à alegria e ao encanto que a música traz ao seu coração e ao coração de quem os ouve.

O nome do grupo revela muito da inspiração que a comunidade de Taizé trouxe aos jovens que nela já viveram a experiência do silêncio, da partilha, da simplicidade, da comunhão, da adoração e do louvor através da música.

Âncora de Fé

Âncora de Fé

Compostos por seis elementos, da diocese de Braga, os Âncora de Fé surgem da vontade de vários jovens espalhar a fé através da canção de mensagem. Este grupo conta já com participações no festival da mensagem “Guimarães a Cantar” e consideram-se um grupo cheio de Fé e dinâmica para transmitir a Palavra.

 “E assim nós, que encontramos segurança nele, nos sentimos muito encorajados a nos manter firmes na esperança que nos foi dada. Essa esperança mantém segura e firme a nossa vida, assim como a âncora mantém seguro o barco.” (Hebreus 6:19)

Apresentam-se pela primeira vez no “Teu Palco” do Festival Jota, com vontade de partilhar as suas músicas e a fé que têm em Deus, que é âncora nas suas/nossas vidas.

Apoios

Camara Municipal de Faro Junta de Freguesia do Montenegro Junta de Freguesia de Boliqueime Fagar Moto Clube Faro Pastoral Juvenil Diocese do Algarve Pastoral Juvenil Diocese da Guarda Diocese do Algarve Cristo Jovem Salesianos Paulinas Corpo Nacional de Escutas Folha do Domingo GIDALG Radio Renascença Ecclesia Rua FM Sul Informação Canção Nova

Subscrever newsletter