Banda Jota

Facebook:
http://facebook.com/bandajota?fref=ts

Banda Jota nasceu em 2003 como um projeto de música de inspiração cristã do DPJG (Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil da Guarda).

O primeiro desafio foi a participação no Fórum Juvenil que a Pastoral Juvenil da sua diocese organizou. Na altura, o objetivo foi apenas o de formar uma banda musical de apoio às atividades da Pastoral Juvenil. Mas os convites para concertos rapidamente começam a surgir e o projeto ganha forma, força e nome: Banda Jota!

Os membros da Banda Jota são provenientes de vários pontos da diocese da Guarda, na sua maioria estiveram inseridos em grupos de jovens ou em atividades pastorais, assumem o objetivo de testemunhar Jesus através da música, de manifestar o Seu amor, e de ser Instrumento de Evangelização. Neste momento é composta por dois padres e sete leigos, e têm-se feito acompanhar de um jovem rapper.

Já percorreram o país de norte a sul com concertos de evangelização, sobretudo junto dos jovens, e em causas de solidariedade.

Com uma sonoridade pop-funk, nos vários concertos que já deu, a Banda Jota lançou alguns “hits”. O tema mais conhecido – [A]Braços – atingiu níveis de popularidade a nível nacional, o que os fez pensar pela primeira vez na gravação em estúdio. Em 2006 saiu o seu primeiro cd, de título [A]braços.

Em 2007 envolveram-se na coorganização do Festival JOTA, que já é uma referência da Igreja Portuguesa no que se refere à Evangelização através da música.

Ainda nesse ano estiveram envolvidos na campanha de luta a favor da vida, com o tema “A Vida é sempre já”, e na causa por Darfur, participando na gravação do tema “Frágil” e no CD composto com temas de diversos artistas portugueses de renome.

Depois da “estrada” sentiram necessidade de editar novo cd, que lançaram em 2009, com o título “Obrigatório Ser”, um cd que consideram muito mais maduro aos diversos níveis, da composição, da letra, da produção. Com este trabalho a Banda Jota arrecadou os prémios Kerigma da Música Católica: Melhor álbum 2009; Melhor Artista 2009. Igualmente, por votação dos internautas, recebeu o prémio Evangelização 2009.

Em 2011 participaram nas Jornadas Mundiais da Juventude /Madrid animando musicalmente o encontro dos jovens Portugueses. Para a Banda é sem dúvida um momento de grande destaque por verem aí confirmada a sua missão de evangelizar pela música.

Foi com novo ânimo e fôlego que regressados a Portugal entraram em estúdio para a gravação do seu terceiro álbum, Ámen, com cantos eucarísticos.

Felizes por participarem uma vez no Festival Jota, prometem apresentar um concerto dinâmico, rico e que toque o coração de todos os presentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Apoios

Camara Municipal de Faro Junta de Freguesia do Montenegro Junta de Freguesia de Boliqueime Fagar Moto Clube Faro Pastoral Juvenil Diocese do Algarve Pastoral Juvenil Diocese da Guarda Diocese do Algarve Cristo Jovem Salesianos Paulinas Corpo Nacional de Escutas Folha do Domingo GIDALG Radio Renascença Ecclesia Rua FM Sul Informação Canção Nova

Subscrever newsletter